Av. Carlos Ely Castro, 100 - Centro Itajaí - Marina Itajaí Loja MLS 08
Contato:47 3224-1712
Close
Av. Carlos Ely Castro, 100 Centro, Itajaí/SC
47 3224-1712
Marina de Itajaí completa seis anos e promete ainda mais estrutura
Marina de Itajaí completa seis anos e promete ainda mais estrutura
Grande desafio para 2022 é a preparação do apoio logístico para a “Ocean Race” que volta a Itajaí em abril do ano que vem

 

O tempo passa rápido.

A Marina de Itajaí completa seis anos de operação em 2022 com números bastante interessantes. Foram mais de 7500 embarcações do Brasil e do exterior  que passaram por aqui nesse período e só no ano passado, foi atingido o índice de 100% de ocupação nas vagas molhadas.

Em 2021, a Marina também faturou o prêmio de segunda melhor do Brasil, na categoria “Excelência em Marina”.

 

Dados revelam que apesar da pandemia, o setor náutico registou em todo Brasil, uma movimentação de negócios de mais de R$ 800 milhões.

E falando sobre o impacto da pandemia, em conversa com a coluna do ND+ , Carlos Gayoso de Oliveira, o diretor da Marina de Itajaí faz uma observação importante. ” Em uma das fases altas da pandemia, chegamos a registrar 45 pessoas usando o barco como residências na Marina, com a facilidade do trabalho remoto, as pessoas constataram que é possível morar em contato com a natureza, ao ar livre e usar o barco como residência”.

Para ele, aos poucos, o conceito sobre a náutica como algo “de ostentação” tem mudado nas pessoas. Tanto que para 2022, 70 novas vagas molhadas para ancoragem de mais embarcações vão ser abertas.

Para diretor, Marina se transformou em cartão postal de Itajaí  – Foto: Divulgação Rotas Comunicação/NDPara diretor, Marina se transformou em cartão postal de Itajaí  – Foto: Divulgação Rotas Comunicação/ND

Apesar do crescimento em tempos pandêmicos, o diretor admite que a situação segurou alguns projetos sociais que inserem mais a Marina no contexto da cidade

Para esse ano, a intenção é retomar projetos de barcos escolas que visitam a estrutura levando uma série de conhecimentos para estudantes da rede pública e comunidade em geral. Além do “Juntos pelo Rio” e de projetos destinados a manutenção da Baía Afonso Wippel, onde o complexo está instalado.

Também são mantidas conversas com a Universidade do Vale do Itajaí  para alinhar novos projetos sociais. No ano passado , a Marina recebeu a “Bandeira Azul”, uma certificação internacional que atesta práticas sustentáveis no turismo, educação e gestão ambiental.

Outra certificação importante alcançada é o ISO 14.001 de prevenção e proteção do ambiente.

O diretor ressalta que a Marina se transformou em um novo cartão postal para Itajaí e o que impacto na economia da cidade também é marcante. Atualmente, 50 empregos diretos são gerados, além de 200 indiretos, nos restaurante e lojas que estão no complexo.

Imagem aérea mostra  estrutura na Baía Afonso Wippel  – Foto: Altamiro Rosa – Divulgação/NDImagem aérea mostra  estrutura na Baía Afonso Wippel  – Foto: Altamiro Rosa – Divulgação/ND

Além do pessoal envolvido com a manutenção de cada barco, contratado pelos proprietários.

Ainda em 2022, a Marina comemora a volta de realização do Salão Náutico de Itajaí, o maior do Sul Brasil no segmento, deve atrair mais de 40 mil visitantes, com a participação de 80 marcas e R$ 60 milhões em negócios. A feira está confirmada entre 7 a 10 de julho e vai acontecer  nas dependências da Marina.

Ainda falando em futuro,  o principal desafio segundo o diretor é o apoio logístico a “The Ocean Race”, a principal regata do mundo volta a Itajaí pela quarta vez na história  em 2023 e já está exigindo preparação intensa dos envolvidos na organização de mais uma etapa da “Fórmula 1 dos Mares”.

Em 2023, veleiros da “Ocean Race” voltam a Itajaí pela quarta vez na história  – Foto: Marlon Delai/ DivulgaçãoEm 2023, veleiros da “Ocean Race” voltam a Itajaí pela quarta vez na história  – Foto: Marlon Delai/ Divulgação

“Em 2022, vamos finalizar a linha C, que vai criar 60 vagas e também com um processo de dragagem vamos atender e bem aos veleiros da Ocean Race”, finaliza Gayoso.

Vale lembrar que com a disputa de uma nova categoria, além de tradicional VO65,  a Imoca composta por barcos mais rápidos, menores e baratos, o número de barcos que vão aportar em Itajaí durante a etapa em 2023, deve superar os 20.

Adicionar comentário